O Ambulatório de Covid-19, unidade de saúde totalmente voltada para o atendimento a pacientes com suspeita de síndromes gripais, especialmente a Covid-19, entrará em funcionamento na próxima semana. O local conta com recepção, triagem, consultórios e sala de medicação, estrutura montada no térreo do prédio do Hospital de Campanha, devidamente autorizado pelo Ministério da Saúde que também dará apoio em parte do custeio.
O Ambulatório é um Centro de Enfrentamento Tipo 2, conforme o número de habitantes do município. “O atendimento será em sistema de porta aberta, ou seja, a pessoa com sintomas, poderá ir diretamente ao Ambulatório para o atendimento. Lá serão feitos triagem, orientação e atendimento. O teste rápido poderá ser feito neste primeiro atendimento ou agendado para um segundo momento, já que o exame deve ser realizado sete dias após a apresentação dos primeiros sintomas. Casos de maior gravidade atendidos no Centro serão encaminhados para as unidades de média e alta complexidade. O Ambulatório é uma estrutura dentro da Atenção Primária, com a finalidade de atender casos leves, referenciar casos moderados e graves para a nossa rede de urgência e emergência e, ao mesmo tempo, reduzir a circulação de pacientes com sintomas leves em outros serviços de saúde”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.
A equipe composta por três auxiliares de enfermagem, dois enfermeiros, dois médicos, quatro auxiliares administrativos, quatro auxiliares de serviços gerais e quatro vigilantes, está em fase final de contratação e passará por treinamento nos próximos dias.