Um estudante de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas, recebeu a medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica – OBA -, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Otto Spaggiari Goulart de Miranda, de 13 anos, é a aluno do 8°B da Escola Municipal Wilson Wedy Molinari, localizada na região oeste do município.
Voltada para alunos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional e para escolas de Língua Portuguesa no exterior, a OBA foi realizada excepcionalmente na forma presencial na escola e/ou virtual em 2021.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
“Nossa escola está em festa! Para quem não conhece, essas Olimpíadas acontecem todos os anos e, neste ano em especial, foi feita de forma não presencial, através de uma prova online. Através desta prova, os estudantes que participaram tiveram a chance de testar seus conhecimentos em Astronomia. Parabéns a todos que participaram e ao nosso medalhista Otto”, destacou a diretora da E.M. Wilson Hedy Molinari, Ana Maria Lobo.
Conteúdo
No nível 3, voltado para alunos do Ensino Fundamental II, o conteúdo inclui Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstícios, equinócios, zonas térmicas, horário de verão; Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta; Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias; Origem e desenvolvimento da Astronomia; Leis de Kepler; Conquista do espaço; Origem do Universo; Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem; Gravitação: força gravitacional e peso; Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz; Constelações e reconhecimento do céu. Em relação à astronáutica, o conteúdo aborda: a exploração de Marte; por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial; o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio; o corpo humano no espaço; os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz, Próton e os atuais das empresas privadas, tipo SpaceX etc.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: