ONDA POÇOS

ALMG aprova fim à restrição da doação de sangue por homossexuais

Compartilhe nas redes sociais

Em turno único, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quinta-feira (14) com 53 votos o fim da proibição de doação de sangue por homossexuais. A aprovação no parlamento mineiro ocorre uma semana depois do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por sete votos a quatro, que restringir a doação de sangue com base na orientação sexual é inconstitucional.

O projeto aprovado nesta quinta-feira na ALMG foi proposto pelo deputado estadual Cristiano Silveira (PT) em 2018. O texto apontava que “as restrições, normas, requisitos e critérios para doação de sangue devem ser aplicadas igualmente a todos, sem distinção discriminatória de cor, raça, orientação sexual, entre outros, exceto os casos devidamente justificados de proteção à saúde pública”. Com a aprovação da proposta, fica proibido “dificultar ou aplicar requisitos mais rígidos baseados exclusivamente pela orientação sexual dos indivíduos, sendo vetada a diferenciação dos critérios para quem manteve relações sexuais com pessoas do mesmo sexo”.

De acordo com o petista, as restrições impostas até a última semana são discriminatórias uma vez que “a definição de ‘grupos de risco’ exclui um grupo de pessoas automaticamente sem considerar se a sua conduta sexual é realmente de risco. Relações sexuais sem proteção apresentam riscos independente da orientação sexual”, afirmou Cristiano Silveira.

O deputado ressalta ainda que o fim da restrição, “além de garantir o direito e o fim dessa postura discriminatória do Estado, é uma questão de saúde pública”. “Com estoques de sangue em baixa, o fim desse preconceito pode salvar vidas”, disse.

O texto agora segue para sanção do governador Romeu Zema (Novo).

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: 

https://chat.whatsapp.com/DTUDf36fI0A72JPyJHVCOP