ONDA POÇOS

ALIMENTAÇÃO | Comer ovos igual o Zezé Di Camargo faz bem?

Zezé come ovo cru na TV (Foto: reprodução/Tv Globo)

Compartilhe nas redes sociais

A pandemia não gerou apenas crise sanitária no país, mas também uma financeira. Os preços subiram nas prateleiras dos supermercados e está difícil para uma grande parte da população comer carne vermelha, por exemplo. Por isso, o brasileiro recorreu aos ovos.

Em 2020, o consumo per capita de ovos atingiu 251 unidades, apresentando crescimento de 9,1% no ano, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa). Em 2021, a expectativa é de que esse número cresça para 260.

Mas, comer tanto ovo faz bem? Cozido, frito, omelete, natural… De qual maneira o ovo é mais saudável? O nutricionista Caio Henrique reponde essas e outras perguntas.

Para o profissional, os ovos fazem bem para a saúde, sendo extremamente completos com 12 vitaminas e 14 mineiras. “Favorece a imunidade, ajuda aumentar HDL, que é o colesterol bom, casos de artrites, evita problemas de visão, possui oxidantes e ajuda tratar envelhecimento precoce, melhorando unhas, cabelos e peles”.

Posso comer quantos ovos por dia?

De acordo com Caio, para uma pessoa saudável, com uma alimentação adequada e que mantem atividade física, comer de 3 a 6 ovos por dia fará bem. “Porém, se tiver algum tipo de comorbidade, como problema com colesterol elevado, é necessário fazer uma readequação na quantidade de ovos ingeridos por dia”.

Qual a maneira mais saudável para comer?

O ovo cozido é a forma mais saudável para se alimentar. “Mexido também é uma opção interessante, mas o frito é bom evitar, porque além de existir a perda de proteína e aminoácidos existentes na clara do ovo, a gente tá adicionando uma quantidade excessiva de caloria pro alimento”.

Comer o ovo igual o Zezé Di Camargo fez no filme também pode?

Cena retrata Zezé quando criança comendo ovo cru (Foto: Filme Dois Filhos de Francisco)

Não é recomendado comer ovo igual ‘os filhos de Francisco’, alerta o nutricionista. “Na casca do ovo pode te uma bactéria, que pode causar uma intoxicação grave na pessoa e causar até a morte, caso ela esteja com a saúde debilitada”.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LhMqV1syHJk0hID78NQfFG