ONDA POÇOS

ALERTA I Casos de coqueluche crescem no sul de Minas

Foto: reprodução

Compartilhe nas redes sociais

Dois casos de coqueluche foram confirmados pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. Em Minas Gerais, já foram registrados mais que o dobro de casos em 2024 do que em todo o ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

No ano anterior, nenhum caso foi confirmado na região de Pouso Alegre, e não houve confirmações em nenhuma outra Regional de Saúde do Sul de Minas este ano. Em contraste, quatro casos foram confirmados em Varginha no ano passado. Em todo o Estado de Minas Gerais, já são 35 casos confirmados em 2024, comparados a 14 em 2023.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

A coqueluche é altamente contagiosa, apresentando sintomas muito similares aos da gripe ou resfriado como: mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa, porém, em caso da doença citada a tosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiração.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é o principal meio de prevenção e as crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferta vacina específica para gestantes e profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal, atendendo recém-nascidos e crianças menores de um ano de idade.