ONDA POÇOS

Alerta de Golpes: DME adverte sobre tentativas de fraude

Compartilhe nas redes sociais

A DME emitiu um alerta sobre novas tentativas de golpe que estão circulando, nas quais criminosos se passam por representantes da distribuidora com o objetivo de enganar os consumidores e obter informações pessoais e financeiras. Diversos relatos de clientes indicam abordagens suspeitas por telefone, SMS e WhatsApp, gerando preocupação em relação à segurança dos dados e à possibilidade de prejuízos financeiros.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Como Funciona o Golpe

De acordo com relatos, os golpistas costumam ligar para os consumidores e afirmar que o valor cobrado na conta de energia, referente à bandeira vermelha, está errado. Durante a conversa, solicitam informações pessoais para “ressarcir” o valor ou realizar ajustes na cobrança. Essa abordagem tem se mostrado uma das mais comuns no momento.

Além disso, há tentativas de cobrança em nome da “área jurídica da DME”, alegando que o pagamento é necessário para evitar problemas legais, ou ainda, solicitações de pagamento para a troca de medidores de energia, uma prática que não é cobrada pela distribuidora de forma independente. Outro golpe em destaque envolve mensagens de SMS ou WhatsApp oferecendo “quitação de débitos” e alertando para o corte de energia caso o pagamento não seja efetuado.

O que Fazer em Caso de Abordagem Suspeita?

A DME alerta: em situações como essas, jamais forneça dados pessoais ou efetue pagamentos sem a devida verificação. A empresa não solicita dados bancários ou pagamento por telefone, SMS ou WhatsApp. Se você receber um contato suspeito, a recomendação é entrar em contato diretamente com os canais de atendimento oficiais da DME, seja pelo telefone, chat online ou através do site oficial.

Como Evitar Golpes?

A DME orienta que, em caso de dúvida, sempre recorra aos seus canais de atendimento oficiais e verifique a procedência das informações. Fique atento e proteja-se contra fraudes!