A Alcoa Poços de Caldas firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IF Sul de Minas para utilização do laboratório do Parque Ambiental da Companhia e realização de pesquisas de campo nas áreas das RPPNs (Reservas Particular do Patrimônio Natural) Retiro Branco e Morro das Árvores, ambas de propriedade da Alcoa.
A oficialização da parceria aconteceu nesta sexta-feira, 1º de março, no Parque Ambiental, e contou com a presença de Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas; Cleber Avila Barbosa, reitor do IF Sul de Minas, além de representantes das duas instituições e do secretário Municipal de Meio Ambiente de Poços de Caldas, Marcos Vinicius de Moraes.
O diretor da Alcoa Poços de Caldas, relembrou que o relacionamento entre a empresa e o Instituto Federal é de longa data, sendo que estaé a quarta parceria realizada nos últimos anos. “A possibilidade de podermos contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais mais qualificados é muito gratificante, em especial com o Instituto Federal, com quem temos construído uma relação benéfica para ambos os lados, reforçando a importância da parceria público-privada”, destaca Fabio Martins.
Os outros três projetos foram: pesquisa de alunos na RPPN Morro das Árvores para o trabalho “Ecologia da Vegetação de Campos de Altitude no Planalto de Poços de Caldas/MG”; “Monitoramento das fitocenoses remanescentes de Mata Atlântica em propriedade da Alcoa” e “Implantação de corredores ecológicos em Poços de Caldas e região”, este também firmado no início deste ano.
O IF Sul de Minas também conta com duas cadeiras no Conselho Consultivo de Relações Comunitárias da Alcoa, sendo representado por Rafael Neves e Sérgio Pedini. O Conselho tem como objetivo auxiliar a Alcoa na identificação e priorização de áreas de necessidades comunitárias e oportunidades de parcerias e colaborações significativas com a comunidade.
“É uma alegria poder celebrar esta parceria com a Alcoa, uma oportunidade única para os alunos explorarem e estudarem a biodiversidade presente no local, realizando atividades práticas e interdisciplinares que contribuirão para seu desenvolvimento acadêmico e profissional e a conservação e a sustentabilidade ambiental”, ressaltou Cleber Avila Barbosa, reitor do IF Sul de Minas.
De acordo com Rafael Neves, diretor do campus de Poços de Caldas, essa parceria é fundamental para a infraestrutura da instituição. “As pesquisas vão envolver educação ambiental, desenvolvimento de métodos e análises de novas espécies em áreas de reflorestamento e de mata nativa para os nossos alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Geografia e Ciências Biológicas, por meio de trabalhos de conclusão de curso e pesquisas científicas, por exemplo. O município de Poços de Caldas vai ganhar muito com a mão de obra qualificada que será formada”, observa
Sobre o Parque Ambiental
Desde a sua inauguração em 1993, o Parque Ambiental recebeu mais de 108 mil visitantes. No ano de 2023, contou com mais de 2.000 visitantes e doou mais de 27 mil mudas à comunidade, todas cultivadas em seu Viveiro de Mudas. O espaço está localizado em uma das duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) estabelecidas e mantidas pela unidade: a RPPN Retiro Branco, onde o parque está situado, e a RPPN Morro das Árvores. Monitoramentos dessas áreas ao longo dos anos identificaram mais de 250 espécies de flora e resultados que indicam a manutenção da biodiversidade na região.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb