ONDA POÇOS

Alcoa celebra 58 anos no Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Líder mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa está no Brasil há 58 anos, quando inaugurou sua primeira planta operacional em Poços de Caldas (MG). De lá para cá, a empresa vem aumentando a sua operação no país e atualmente exerce um papel fundamental para o setor e a economia, unindo excelência operacional, desempenho econômico, impacto social, foco em diversidade e inclusão e proteção ambiental na indústria mineradora.

São mais de 17 mil colaboradores diretos e indiretos, que se dedicam a transformar potencial em progresso verdadeiro com foco nos clientes e também nas comunidades das regiões onde a empresa atua. Este é o propósito que move o trabalho nas três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); nos três escritórios corporativos (em São Paulo, Poços de Caldas e Belém) e também nas suas quatro usinas hidrelétricas (Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito).

Cada unidade produtiva da Alcoa tem uma característica única que a diferencia no mercado. A unidade de Poços de Caldas, marco inaugural da empresa no Brasil, é hoje o polo tecnológico da companhia, com foco em pesquisa, desenvolvimento e aplicações inovadoras para transformar a indústria do alumínio. A planta é focada na produção de pó de alumínio, lingotes, tarugos e aluminas não metalúrgicas (NMA) que geram produtos com o selo EcoSource (de baixa emissão de carbono), destinados para os mercados nacional e global.

Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, eliminando a necessidade de construção de novas áreas de rejeito. O filtro prensa transforma a lama originária do beneficiamento da bauxita em um material compactado com umidade semelhante à encontrada no solo.

“A tecnologia aplicada neste equipamento é referência para a indústria do alumínio internacional, o que permite que a Alcoa contribua para a redução das emissões de CO2 na cadeia produtiva de segmentos essenciais que usam alumina e pó de alumínio como matérias-primas, incluindo tratamento de água, indústria química, refratários e vidros automotivos”, diz Fabio Martins, diretor de Operações da unidade.

É importante reforçar que o pioneirismo que marca a história global da Alcoa há mais de 137 anos também faz parte do DNA das operações no Brasil. Ao longo dos 58 anos de atuação no país, evolução constante e criação de novas tecnologias capazes de associar eficiência operacional e responsabilidade ambiental são prioridades para a mineradora, que investe em soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das suas operações, substituindo o uso de combustíveis fósseis por energias limpas e renováveis. Marcam também estes 58 anos o diálogo social, a transparência e o compromisso de longo prazo para alcançar os melhores resultados com o menor impacto possível, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

Nos últimos cinco anos, somente na região de Poços de Caldas (MG), Andradas (MG), Caldas (MG) e Divinolândia (SP) foram investidos  R$ 15 milhões em ações e projetos sociais nas comunidades, além do pagamento de impostos e a geração de empregos diretos e indiretos.

Outro investimento que merece destaque na trajetória recente da Alcoa é a evolução dos seus índices de diversidade: 85% dos contratados em 2022 são pessoas de grupos sub-representados. Mulheres, pretos e pardos, pessoas com deficiências e profissionais LGBTQIAP+ encontram na companhia um ambiente plural e acolhedor para crescerem e ocuparem posições estratégicas, inclusive entre a liderança. Este trabalho de investimento em equidade, inclusão e pertencimento já está sendo reconhecido por instituições de credibilidade, como Bloomberg, Instituto Ethos, Great Place To Work e Top Employer, entre outras.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM