ONDA POÇOS

Águas da Prata recebe Exposição “Cicatrizes” a partir deste sábado

Foto: Karime Navarro

Compartilhe nas redes sociais

A exposição “Cicatrizes” será realizada neste sábado, 26, a partir das 16h, no Espaço Cultural Boca do Leão, em Águas da Prata. O trabalho das fotógrafas Sabrina Carvalho e Karime Navarro, em conjunto com a artista têxtil Bia Telles, conta com a curadoria do artista plástico Cláudio Guedes.

 

“Cicatrizes” vem a público apresentada por narrativas fotográficas sensíveis, em que o fio da linha têxtil atravessa telas, corpos cicatrizados, memórias e sonhos interrompidos, numa tentativa de resgate, união, fortalecimento e transmutação através de intervenções de bordado e de técnicas híbridas que, interligadas, expressam de forma paciente e catártica ferimentos e dores humanas, com destaque, neste momento, às cicatrizes femininas.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

O projeto experimental de artes visuais tem percorrido travessias. Em um primeiro estágio, foi apresentado ao público no IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas, com subsídio da Secretaria de Cultura da cidade. O enfoque dessa ação teve cunho didático e priorizou o debate sensível de questões associadas à saúde mental.

 

Processo de Criação

 

Desenvolvido de forma integrada por três artistas visuais — as fotógrafas Sabrina Carvalho e Karime Navarro e a artista têxtil Bia Telles —, o processo artístico criativo e visceral aconteceu em três momentos. Na etapa inicial, ensaios fotográficos foram produzidos e suas imagens resultantes sobre a temática saúde mental foram impressas no tecido canvas de algodão. Na etapa seguinte, esses registros foram atravessados por fios que fluíram entre bordados, tramas, entrelaços, teias, emaranhados e nós, gerando metaforicamente os trajetos e desafios humanos. Na etapa final, as intervenções dos fios foram, em parte, desfeitas e conciliadas com outras linguagens de modificações fotográficas híbridas, conduzindo o trabalho para que se perceba que os seres carregam cicatrizes simbólicas de vários tamanhos, formatos e profundidades e que os cursos da vida evoluem após as escolhas e trajetos percorridos, com suas marcas consequentes.

 

A exposição poderá ser conferida até o dia 26 de janeiro de 2025. O Espaço Cultural Boca do Leão está situado na Avenida Luís Torres da Silva, nº 31, Fonte Platina, em Águas da Prata. As visitações podem ser feitas aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 12h e das 13h às 18h.