Uma mulher com suspeita de Coronavírus procurou o Pronto Socorro de Águas da Prata, nesta quinta-feira,27. A informação foi divulgada pela prefeitura de Águas da Prata. A paciente teria vindo recentemente da Itália.
Após o atendimento seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a paciente foi isolada na Unidade de Saúde. Ainda segundo a prefeitura, por motivo de segurança os funcionários do Pronto Socorro estão utilizando material de proteção (máscara, jaleco, avental e luvas ).
A Secretaria de Saúde de Águas da Prata entrou em contato com a DRS – Direção Regional de Saúde que já enviou o kit para o exame.
A coleta do material foi feita e será enviada para o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, onde os exames serão feitos. O resultado que apontará se a mulher foi infectada ou não, pode sair em 48 horas.
A paciente foi encaminhada para casa e orientada a permanecer na residência até que seja apresentado o resultado do exame. O resultado também será divulgado para a população.
CASOS SUSPEITOS
O país monitora 20 casos suspeitos em sete estados (PB, PE, ES, MG, RJ, SP e SC). Desde o início do monitoramento do novo coronavírus, 59 casos foram descartados. Em Pouso Alegre, três pessoas estão sendo atendidas no Hospital Samuel Libânio com suspeita da doença,elas retornaram de uma viagem feita à Itália, porém a família ainda não faz parte do boletim oficial de casos suspeitos.
CASO CONFIRMADO
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso nesta quarta-feira,26. O caso é de um idoso de 61 anos morador da cidade de São Paulo que esteve entre os dias 09 e 21 de fevereiro na Itália. O homem está em quarentena domiciliar, a família está sendo monitorada, já que teve contato com o idoso.
SINTOMAS DO CORONAVÍRUS
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
PREVENÇÃO
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).