ONDA POÇOS

Água dos mananciais de Poços de Caldas têm qualidade aprovada pelo IQA

Compartilhe nas redes sociais

As águas dos mananciais de Poços de Caldas tiveram a qualidade aprovada pelo Índice de Qualidade das Águas (IQA). De acordo com informações da Assessoria do Departamento Municipal de Água e Esgoto da cidade, utilizando os parâmetros do instituto, o departamento efetuou a análise dos mananciais que constataram a aprovação.

Entre os mananciais analisados estiveram a Represa Saturnino de Brito, o Ribeirão da Serra, Ribeirão Várzea de Caldas e o Ribeirão do Cipó. Eles são responsáveis pelo abastecimento das três Estações de Tratamento de Água da cidade (ETA I, ETA III E ETA V). O período avaliado foi de janeiro a dezembro de 2022.

Segundo todos dados captados pelo DMAE, a água dos mananciais da cidade está em condições apropriadas para o tratamento convencional, visando ao abastecimento público. Foi feito um relatório com mais de 10 páginas atestando o resultado.

Sobre o IQA
O Índice de Qualidade das Águas foi desenvolvido em 1970 nos Estados Unidos com objetivo de avaliar a qualidade da água bruta para o abastecimento público, após o tratamento. Ele utiliza de nove parâmetros para avaliar. No Brasil, o índice é referendado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G8amKdctVs53YzKYgyAtMh