ONDA POÇOS

Agosto Lilás: Poços de Caldas institui o projeto Banco Vermelho

Foto: Secom Poços

Compartilhe nas redes sociais

O Projeto Banco Vermelho, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, visa sensibilizar a população sobre a violência contra a mulher e o feminicídio. Para isso, bancos na cor vermelha serão instalados em espaços públicos, cada um contendo a frase “Ligue 180” e mensagens que incentivam a reflexão sobre o tema. Além disso, os bancos terão QR Codes que direcionam para sites com informações sobre formas de denúncia e suporte para as vítimas.

O lançamento oficial do projeto está previsto para setembro. Até o momento, quatro bancos estão em fase de instalação nos seguintes locais: Praça Pedro Sanches, Praça Dom Pedro II, no CREAS, e em frente à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços de Caldas.

No Brasil, uma mulher é agredida a cada quatro horas, segundo a Rede Observatório de Segurança. Minas Gerais se destaca negativamente, sendo o segundo estado com maior número de feminicídios em 2023. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que, no último ano, 183 mulheres foram vítimas de feminicídio em Minas Gerais.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

Serviços de Apoio

Poços de Caldas oferece suporte às mulheres por meio do Núcleo da Mulher, uma das frentes de trabalho do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O Núcleo está localizado na Rua Laguna, 820, Jardim dos Estados, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone de contato é (35) 3697-2626, e o WhatsApp é (35) 9 8871-1158.

Além disso, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços de Caldas está disponível para denúncias e suporte, localizada na Av. Dr. David Benedito Otoni, 527, Jardim dos Estados. O telefone para contato é (35) 3712-9647, e denúncias podem ser feitas pelo número 180.