O Agosto Lilás, mês dedicado à proteção e conscientização sobre a violência contra a mulher, será encerrado em Poços de Caldas com uma passeata simbólica no dia 30 de agosto. A caminhada terá concentração a partir das 9h30, em frente ao banco vermelho da Praça Pedro Sanches, com início previsto para às 10h. O trajeto percorrerá as ruas da cidade, promovendo uma mensagem de apoio e solidariedade às vítimas.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Segundo dados da Rede Observatório de Segurança, uma mulher é agredida a cada quatro horas no país. Minas Gerais se destaca negativamente, sendo o segundo estado com maior número de feminicídios em 2023. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que, no último ano, 183 mulheres foram vítimas de feminicídio em Minas Gerais.
Serviços de Apoio
Poços de Caldas oferece suporte às mulheres vítimas de violência por meio do Núcleo da Mulher, uma das frentes de trabalho do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O Núcleo está localizado na Rua Laguna, 820, Jardim dos Estados, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone de contato é (35) 3697-2626, e o WhatsApp é (35) 9 8871-1158.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços de Caldas também está disponível para denúncias e suporte, localizada na Av. Dr. David Benedito Otoni, 527, Jardim dos Estados. O telefone para contato é (35) 3712-9647, e denúncias podem ser feitas pelo número 180.