A partir desta semana, os agentes de endemias de Poços de Caldas irão intensificar as visitas nas casas onde houve registros de acidentes e denúncias de aparecimento de escorpiões. No período de altas temperaturas e chuvas intensas é comum o aumento do aparecimento de animais peçonhentos nas casas e quintais, por isso é muito importante estar atento e tomar cuidados redobrados para evitar acidentes.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Os servidores estão aptos a realizar as orientações sobre os métodos de prevenção contra animais peçonhentos e também como realizar a captura de escorpiões seguindo uma metodologia de segurança individual do Ministério da Saúde.
Em 2024, foram registrados 56 casos de acidentes envolvendo o aracnídeo no município, além de 40 registros de denúncias de surgimento de escorpiões dentro de imóveis onde foram realizadas as atividades de buscas ativas pela Vigilância Ambiental.
Apesar do risco, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a adoção de medidas simples pode reduzir a incidência desses acidentes:
- Mantenha os ambientes limpos e organizados;
- Remova entulhos e sobras de construção;
- Vede portas com “cobrinhas” e instale telas em ralos, pias e tanques;
- Sempre confira sapatos e roupas antes de usar.
Em caso de acidente é necessário que a vítima procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber o tratamento adequado.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago, alerta para a necessidade da prevenção e manejo adequado do ambiente, já que não existe controle químico efetivo.
Denúncias sobre a presença de escorpiões podem ser feitas ao Alô Saúde pelo telefone ou WhatsApp: (35) 3114-8127. A Vigilância Ambiental avaliará cada caso e tomará as medidas necessárias.