ONDA POÇOS

Abertas as inscrições para concessão do “Selo 100% Poços de Caldas”

Foto: Victor Imesi

Compartilhe nas redes sociais

Estão abertas inscrições para a concessão do “Selo 100% Poços de Caldas”. A iniciativa tem como objetivo abranger pessoas físicas ou jurídicas estabelecidas no território do Município que tenham produção no gênero alimentício, podendo se estender também a produtos de outros gêneros (conforme Decreto Municipal 13.406 /2020).

A idealização do selo foi a partir dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) dentro do Plano de Retomada Econômica, para combater os efeitos negativos causados pela Pandemia da COVID-19 na cidade. O objetivo geral é em estimular a economia local e incentivar, entre produtor e comércio, o negócio de produtos in natura, semiprocessados, processados, industrializados e artesanais.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano ressalta a importância do Selo de uma forma geral para a cidade.

“O Selo 100% Poços de Caldas é muito importante para o município, pois vamos utilizar um dos maiores ativos que temos que é justamente a marca Poços de Caldas. Será uma forma também de valorização de quem produz, gera riqueza e fomenta nossa economia local.”

Outra função fornecida, é servir como identificação para fortalecer e promover as marcas e produtos poços-caldenses, engajando os mesmos dentro e fora da cidade, sem vínculo jurídico ou legislativo porém respeitando todas as normas, protocolos, leis sanitárias e de saúde. O produto com o Selo 100% Poços fornecerá informações sobre a regularidade da empresa, podendo assim, o cliente final obter a origem e características do insumo produzido.

A coordenadora de Fomento a Indústria e Comércio da SEDET e também coordenadora do projeto, comenta a necessidade desta integração a partir do selo.

“O Selo é um projeto muito bacana, porque abraça tanto o produtor rural, a indústria e também a comercialização destes produtos. Trata-se do conceito de economia circular. Por exemplo, se eu tenho uma pequena indústria de geleias; para ter o Selo, tenho que comprar pelo menos um ingrediente ou fruta que é produzida dentro do município. Com isto, as embalagens receberão o Selo que trará informações da empresa e com rastreabilidade, ou seja, de qual produtor comprei o insumo para fazer aquela geleia. É um ecossistema tornando a venda direta com o produtor para quem industrializa e eliminando custos com ‘atravessadores’.”

O selo terá a validade de um ano, sendo possível a sua renovação solicitada com trinta dias de antecedência de seu vencimento. A autorização para uso do selo será negada caso os produtos deixem de atender às condições necessárias para a sua implantação no ato da inscrição.

O projeto conta com a parceria do Sebrae Minas e da Emater. O Sebrae proporcionará aos produtores participantes formalização, capacitação, associativismo, além de organizar rodadas de negócios diversificando a carteira de clientes dos produtores, com o consequente aumento das vendas, criando assim um sistema de economia circular entre produtores, fabricantes e comércio em geral da cidade. A Emater será o elo entre produtor e selo, tendo em vista que a entidade possui centenas de produtores cadastrados que serão convidados a participar do projeto. Será feito o acompanhamento do produtor antes e durante todo o projeto “Selo 100% Poços”, orientando e fomentando o desenvolvimento da propriedade e volume da produção.

“As parcerias são fundamentais neste projeto. Serão inclusive criadas gôndolas em supermercados e outros locais de venda de produtos que possuem o Selo. Isto é de suma importância, pois o pequeno tem dificuldade de entrar em grandes redes, devido a sua produção ser menor, portanto vamos fortalecer os produtos de nossa cidade e divulgar a marca de cada empresa no mercado,” relembra Diva.

Selo com QR-Code

Não é apenas um selo de qualidade da cidade. Aliado a um QR-code, o selo atravessará as divisas do município, estreitando os laços entre pequenos produtores, fabricantes e o consumidor final.

Criará ainda uma ligação direta entre o “Selo 100% Poços” com o aplicativo da cidade, possibilitando aproximar as pessoas e interesses dos mais variados setores como: produtores, comerciantes, indústrias, turistas, pessoas que buscam as mais diversas atividades na cidade como calendário de eventos, banhos termais, e muitos outros setores.

Os candidatos interessados em receber o selo deverão apresentar requerimento (conforme formulário constante do Anexo I Decreto Municipal 13.406/2020), junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, acompanhado dos documentos elencados no artigo 3º do referido decreto.

Inscrições e informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e trabalho, localizada à Rua Pernambuco, 265, Centro, no horário de 09h às 18h, de segunda a sexta-feira, pelos telefones 3697-2060 ou 3697-3016 e também pelo Portal do Desenvolvimento no endereço eletrônico: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/selopocosdecaldas/.

Confira o comunicado publicado no Diário Oficial do Município, aqui.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/KPqwSpytjw1KlSvuCDwuws