O Movimento Poços de Caldas Viva promove um abaixo-assinado que pede o fim do corte de árvores na cidade. Nesta terça-feira,21, pela manhã, o documento já contava com 1.946 assinaturas.
O documento é destinado à Prefeitura de Poços de Caldas, Polícia Ambiental, Estado de Minas Gerais e IBAMA. “Poços de Caldas está perdendo mais árvores do que ganha em plantio. O resultado disso tem sido a formação de ilhas de calor nos bairros, o que causa prejuízos à saúde coletiva”, diz um trecho do abaixo-assinado.
Ainda conforme o documento, pelo artigo 17 da Lei Orgânica do município de Poços de Caldas, é estabelecido que, “É vedado ao Poder Público descaracterizar praças, parques, reservas ecológicas e espaços tombados no Município, ou neles abrir vias públicas e edificar, ressalvadas, mediante autorização legislativa, as construções estritamente necessárias à preservação e ao aperfeiçoamento das mencionadas áreas”.
O Movimento solicita à Prefeitura que envie todos os processos de licenciamento para o corte e supressão de todas as árvores atingidas pela atual administração, desde 2021, processo devidamente autuado, numerado e datado.
O que diz a Prefeitura
Ao jornalismo da Onda Poços, o secretário municipal de Comunicação Social, Antônio Donizete informou que, a Prefeitura tem todos os laudos em mãos e que tem pedido de informações de vereador na Secretaria de Serviços Públicos. “E tem um engenheiro florestal responsável por esses laudos. Esse é um projeto de revitalização da João Pinheiro na parte de calçadas arborização e iluminação, na parte de acessibilidade também”. Informou ainda que, é um projeto que vai acontecer. “ Na Avenida João Pinheiro precisam ser retiradas essas árvores, não só porque estão podres, são árvores de quarenta e cinco, cinquenta anos, quarenta anos que estão tortas, estão começando a inclinar para dentro da pista e vão caindo. Atingem carro, extensão da rede elétrica, pessoas. O projeto é para que fique um local mais acessível, mais bonito mais iluminado com uma calçada boa para pessoas poderem caminhar, subir e descer pela João Pinheiro, por isso está sendo feito”, disse.
Ainda segundo o secretário, todos os documentos que forem solicitados, foram feitos no ano passado para que o projeto de revitalização pudesse ser realizado.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM