As atividades do Sesc e Senac Brasil podem sofrer um corte de 5% dos recursos em razão de um Projeto de Lei de Conversão (PLV) a ser votado no Senado. Os artigos 11 e 12 do PLV nº 09/2023 destinam as contribuições sociais das empresas do setor terciário para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Para evitar que isso aconteça, está sendo realizado um abaixo-assinado na petição pública que pede “Não ao corte de 5% das verbas do Sesc e do Senac para Embratur”. Se o corte for efetuado, milhares de trabalhadores podem perder as ações de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência oferecidas pelas instituições em todo o país, e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos.
No caso do Sesc, 36 unidades podem ser fechadas, com 1.994 empregos perdidos e redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer, e cerca de 2 mil apresentações culturais com público estimado em 14 milhões de pessoas não seriam realizadas.
Já no caso do Senac, o corte pode ser responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, com 31.115 mil matrículas gratuitas encerradas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. Além disso, haveria a demissão de 1.623 pessoas e o fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.
Clique aqui para participar do abaixo assinado.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM