ONDA POÇOS

“A gente pode entrar em colapso e faltar respiradores na cidade”, diz médico após segundo caso de Covid-19 em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Após a confirmação do segundo caso de Covid-19 em Poços de Caldas, a equipe médica do Hospital da Unimed Poços de Caldas se reuniu com a imprensa no início da noite deste sábado (28). De acordo com o médico infectologista do hospital, Dr. Mario Krugner, novos pacientes estão dando entrada no pronto atendimento apresentando outros sintomas que podem também estar ligados ao Coronavírus.

“Os sinais e sintomas diferentes da síndrome gripal que vem aparecendo para a gente, é dor abdominal e um quadro de diarreia. Nesses últimos dias, já temos presenciado pessoas que chegam com queixas de dores abdominais, desconforto e às vezes diarreia.  Durante a investigação, a gente então percebe que essa pessoa está sendo forte suspeita de estar com Covid-19”, disse Dr. Mario Krugner.

Durante a coletiva, entre outros assuntos, a equipe médica também falou sobre os trabalhos de enfrentamento que estão sendo realizados pelo hospital. Os médicos reforçaram a todo momento que o mais importante agora é que as pessoas fiquem em suas casas. De acordo com o Diretor Clínico do hospital, Dr. Bruno Leoni, cerca de dez pacientes já deram entrada na unidade com sintomas do vírus, alguns com quadro grave de saúde.

“Alguns pacientes já tiveram alta e, assim como os familiares, estão isolados em casa. A gente tem certeza que, além dos dois casos confirmados na cidade, existem muitas pessoas que já estão com Covid-19, inclusive em transmissão já entre poços-caldenses. Estamos percebendo que se as pessoas não ficarem em casa, nas próximas semana podemos entrar colapso e pode faltar respiradores na cidade. A preocupação é que o número de casos assuste nos próximos dias, por isso reforçamos que a melhor prevenção agora é o isolamento social”, afirmou o Diretor Clínico do Hospital da Unimed Poços, Dr. Bruno Leoni.

Um paciente de 75 anos que testou positivo para o vírus, segundo caso confirmado na cidade, está internado no hospital desde o dia 17 de março e respira com ajuda de aparelhos. O idoso apresentou sintomas após retornar de uma viagem do Chile. O paciente está em UTI, com todas as precauções necessárias e recebendo suporte necessário preconizado pelas diretrizes do Ministério da Saúde.

O primeiro caso positivo de Covid-19 em Poços foi confirmado no dia 20 de março. A mulher de 34 anos fez o teste depois de ser atendida na UPA, com sintomas de gripe. Ela havia acabado de chegar de uma viagem a São Paulo, onde relatou ter tido contato com um homem vindo da Europa e que também havia testado positivo para Coronavírus. O período de quarentena desta paciente já terminou e ela passa bem.

O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado neste sábado, 28, mostra que em Poços de Caldas, são 68 notificações. Destas, 66 são casos suspeitos, 1, descartado e 1 confirmado (importado). O Informe mostra ainda, que no Estado de Minas Gerais, são 23.486 notificações, 22.974 casos suspeitos, 205 confirmados e 307 descartados. Até o momento não foi registrado óbito confirmado no Estado de Minas, por Coronavírus. Portanto, estes números divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Saúde não incluem ainda o caso confirmado neste sábado, 28 e outros quatro casos descartados durante a semana.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue os protocolos do Ministério da Saúde e do CIEVS – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais e monitora os casos.