ONDA POÇOS

“A Ciência Nossa de Cada Dia” e a importância da pesquisa científica fizeram a pauta do Onda Insight desta semana

Compartilhe nas redes sociais

A curiosidade humana e a busca por soluções de problemas que afligem a humanidade são os principais motores do avanço da ciência. O empreendimento científico e tecnológico ao longo da história da humanidade é o grande responsável pela melhor qualidade de vida que temos hoje. Energia elétrica, banho quente a qualquer hora, televisão a cores, pegar o telefone e falar com quem quiser sem agendar um horário com a telefonista: quem nasceu neste século não tem a menor ideia de que coisas tão óbvias hoje, até pouco tempo, eram impossíveis. Vivemos mais e com mais saúde. Temos mais tempo disponível para o lazer. As diferentes tecnologias da informação e os meios de transporte encurtam as distâncias que nos separam uns dos outros. A ciência está no nosso dia a dia, em todos os setores. Para falar sobre isso, esteve no estúdio da Onda Poços, a doutora em Biologia Celular e Molecular, jornalista científica e diretora da Cientifique Educação e Ciência Comunicada, Tatiane Toledo. Na conversa com Aline Fallaci e Carlos Boka, foi abordada a importância da alfabetização científica. “A ciência precisa ser algo mais próximo das pessoas, porque ela já faz parte do nosso dia a dia, a gente tendo consciência ou não. E essa alfabetização científica é exatamente isso, introduzir a criança neste universo, levá-la à feiras de ciências, museus, exposições e assim despertar nela este interesse, desde cedo, para que isso seja algo natural”, disse a pesquisadora.

As vacinas, tão importantes e necessárias, no centro das discussões neste período de pandemia da COVID-19, também são frutos do trabalho da ciência. No Programa, Dra. Tatiane respondeu algumas curiosidades, como: porque é mais fácil lembrar letra de música do que conteúdo de uma prova? Existe uma alimentação melhor para o nosso cérebro? Confira como foi.

Esse é o Quadro Onda Insight, trazendo informação e entretenimento com reflexão, toda segunda, das 19h às 20h, na Onda Poços.

Para saber mais sobre a entrevistada: @tatiane.citoledo e @quevocecientifique

Por Aline Fallaci
Jornalista e Professora Universitária.