A programação cultural do estande Minas Gerais, na WTM Latin America, fez sua estreia nessa segunda-feira (3/4) com a abertura da mostra de Artesanato Mineiro e com a apresentação de membros dos Ternos de Congo da Festa de São Benedito, de Poços de Caldas, celebrando a Afromineiridade. Essa ação é realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com o objetivo de promover a cultura e os destinos do estado, contribuindo para o fortalecimento da atividade turística e da economia da criatividade.
A WTM Latin America é o maior evento do segmento turístico no continente latino-americano, acontece em São Paulo até esta quarta-feira (5/4) e tem previsão de receber mais de 20 mil profissionais do setor e 565 empresas expositoras, ampliando oportunidades de negócios. É, portanto, uma grande vitrine, na qual a cultura do estado e seus principais atrativos turísticos estão sendo detalhados para a comunidade brasileira e internacional.
Ternos de Congo de Poços de Caldas
A apresentação do Terno de Congo de Poços de Caldas aconteceu às 18h, no estande de Minas Gerais. Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, Sul do estado, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda quando a cidade se chamava Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”. Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros. Nessa cena de fé, devoção e tradição desponta a figura de Dona Orlanda da Conceição, que, aos 95 anos de idade, traz sua voz potente e sua real presença à WTM Latin America. Capitã Leo Bicalho / Secult do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, Babalorixá do Terreiro de Umbanda Santa Bárbara Oiá e Ogum Guerreiro, Dona Orlanda da Conceição é Mestra de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, tendo sido nacionalmente premiada, em 2013, por meio do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi, na categoria Mestres.
Em 5 de outubro do ano passado, Dia de São Benedito no Brasil, comemorou pela primeira vez, em Poços de Caldas, o Dia Municipal dos Ternos de Congos, participando das celebrações na Capela de São Benedito, com cortejo, missa festiva e levantamento dos mastros.
Estande de Minas Gerais
Os principais atrativos do estado – a exemplo da cozinha mineira, dos patrimônios históricos, da arte e do artesanato – estão representados no espaço de 200 m², projeto arquitetônico de Gustavo Penna e design assinado pela Greco Design. Essa participação é importante para o turismo mineiro, tendo em vista a possibilidade de projetar ainda mais o estado, atraindo investimentos que podem ser reverter na geração de emprego e renda, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ações como essa contribuem para manter o posicionamento do estado dentre os principais destinos turísticos do país, o que foi conquistado a partir do trabalho realizado pelo Governo de Minas, junto com os municípios e os diversos agentes que compõem o trade turístico. “Todo esse movimento demonstra como Minas Gerais desponta hoje no cenário nacional como o segundo maior destino escolhido pelos turistas brasileiros. Além disso, vale destacar que o nosso estado, em 2022, foi o que registrou o maior crescimento no volume das atividades turísticas, com aumento de 38,7%, no comparativo com 2021. E, recentemente, a Fundação João Pinheiro (FJP) revelou que Minas Gerais teve a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. A busca pela qualificação e estruturação dos serviços, algo que o Governo de Minas, junto com os diversos parceiros, tem trabalhado intensamente nos últimos anos, produziu um grande diferencial nesse contexto”, comenta Leônidas Oliveira.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM