A prática do ciclismo tem ganhado mais adeptos, isso se reflete no aumento de 10,7% na produção de bicicletas no país, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), mostram que nestes dois primeiros meses de 2022, foram produziadas 125.149 bicicletas, já no mesmo período de 2021 foram produzidas 113.059 unidades.
A educadora física Adriana Sanches conversou com o jornalismo da Onda Poços sobre os benefícios do ciclismo. “As atividades físicas são muito importantes para o bem-estar e para a saúde. E andar de bicicleta é uma boa solução, já que esse exercício colabora com o bom funcionamento do seu corpo e da sua mente. Traz benefícios como o emagrecimento; melhora a musculatura, melhora a respiração e a circulação sanguínea, além de estimular o equilíbrio e a coordenação”, explica.
A prática do ciclismo também melhora a saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de poder ser um meio de transporte ajudando a economizar dinheiro.
“O ciclismo é um dos esportes mais praticados no Brasil atualmente, principalmente por sua versatilidade, já que essa atividade é indicada para todo tipo de pessoa, isto é, crianças, jovens, adultos e idosos: todos se beneficiam com a prática do ciclismo, desde que tenham condições físicas e motoras para pedalar”, comenta a educadora física.
Adriana reforça os cuidados ao praticar a atividade, com ter os equipamentos de segurança, como o capacete próprio, protetores de cotovelos, joelhos, fitas refletivas e recipiente para reposição de líquidos. Outros fatores importantes são ajuste e a regulagem correta da bicicleta. “O ciclismo se praticado incorretamente, de forma excessiva ou se acontecerem quedas graves, pode trazer danos corporais e gerar lesões musculoesqueléticas (coluna e membros inferiores) principalmente”, alerta.
Para pessoas que possuam alguma doença crônica ou que estejam em tratamento de uma doença aguda, a recomendação é que tenha uma liberação médica para praticar o esporte.
A ciclista Ana Laura Freitas Silva conta como a bicicleta retornou para sua vida na fase adulta, já que quando era criança, gostava muito de pedalar. “Há seis anos fiz uma redução do estômago e precisava fazer uma atividade para manter o peso, eu não gostava de fazer nada, era muito sedentária. Até que um dia, meu marido chegou em casa e comentou que amigos do trabalho estavam andando de bicicleta e o chamaram, então ele propôs de nós dois começarmos também”, explica.
Ana pediu emprestada a bicicleta de seu irmão e na mesma semana conseguiu comprar uma. Além dos benefícios para a saúde, o ciclismo pôde proporcionar muito mais. “ Me trouxe uma amizade para a vida inteira que é a Kamila Poloniato que eu já seguia no Instagram e um dia chamei ela para pedalar e hoje é uma irmã”, conta Ana.
A ciclista ainda relata que o mercado do setor do ciclismo registrou um aumento nos preços, devido ao aumento de adeptos. Preços das bicicletas, equipamentos de segurança e as roupas tiveram reajustes.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link -> https://chat.whatsapp.com/LWKSu5IWTOs2pMdBVRq4Ah