O evento é gratuito, de forma híbrida – presencialmente e no formato online pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa e TV União.
O festival é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por intermédio da Amigos da Arte, em conjunto com a Prefeitura de São João da Boa Vista e o Departamento de Cultura.
A apresentação de Sérgio Britto ocorre no sábado, 25 de setembro, às 19h, no Theatro Municipal. Os teatros Estação e Cidade das Artes também serão palcos das demais atrações (confira locais e programação completa abaixo).
Música, ópera, teatro e dança são algumas das linguagens artísticas que compõem a 44ª edição da Semana Guiomar Novaes, além de uma exposição especial de Mostra Visuais. O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, com participação especial do pianista Hercules Gomes, abre o evento no sábado (18), a partir das 19h.
Estão na agenda a ópera cômica Gianni Schicchi, baseada no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri; a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista; o espetáculo Síntese com a Cia. Corpo de Baile do Theatro Municipal de São João da Boa Vista; a peça teatral Shakespeareana: A Voz Feminina Shakespeare; o recital de piano Academia de Letras convida Cláudio Richerme, com interpretações de clássicos que o pianista estudou com Guiomar Novaes, de quem foi discípulo; a Orquestra de Cordas Sanjoanense; o espetáculo Piano a 5; e o Grupo Raça Cia. de Dança, com a apresentação de Raça, por Elas, encerrando a programação. O formato presencial será realizado seguindo todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo, além da transmissão ao vivo pela TV União, parceira do projeto.
Durante o evento será realizada a etapa final do Concurso de Piano Guiomar Novaes, ação que integra o #JuntosPelaCultura2021, programa do Governo do Estado de São Paulo para fomento e difusão cultural que une estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo.
Foram selecionados 20 pianistas na primeira etapa do concurso – 10 na categoria erudito e 10 no segmento popular. Agora, os classificados se apresentam durante o evento para o Prêmio Guiomar Novaes. Serão escolhidos os vencedores do concurso, divididos em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, por júri especializado composto por Amilson Godoy, Carlos Navas, Claudio Richerme, Lilian Barretto, Mara Nascimento e Marcelo Bratke.
Na categoria erudito concorrem os músicos Caio Vital, Carlos Vogt, Emilly Alberto, Guilherme Frazatto, Ingrid Uemura, João Pedro Camargo, Jordan Alexander, Lucas Thomazinho, Mateus Restani e Vinícius Benalia Penteado. E na popular, o seguintes pianistas: Adolfo Mendonça, André Repizo, Carla Pronsato, Fábio Leandro, Lele Villela, Nichollas Maia, Oscar Aldama, Paulo Maia, Samuka Cartes e Vitor Arantes.
“A realização da Semana Guiomar Novaes é uma grata missão, viabilizada graças à parceria já consolidada com o município de São João da Boa Vista. E este ano, o formato presencial e online ampliará ainda mais a difusão deste evento, tão importante no calendário cultural de São Paulo, para outros estados do país”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
“Muito feliz em poder retomar os eventos presenciais, em especial na Semana Guiomar Novaes, tão importante para o nosso município. Em parceria com a Amigos da Arte, esperamos apresentar arte e cultura com muita qualidade à população, além de levar o nome da cidade e de nossos artistas para todo o país, através das transmissões online”, destaca Maria Teresinha de Jesus Pedroza, prefeita de São João da Boa Vista.
Sobre Guiomar Novaes – A artista nasceu em São João da Boa Vista, em 1894. Considerada uma das melhores pianistas do mundo, a sanjoanense conquistou o primeiro lugar para estudar no Conservatório de Paris. Na Europa, participou de concertos em Paris, Londres, Genebra, Milão e Berlim. Foi convidada pela Rainha Elizabeth II para ser uma das atrações da inauguração do “Queen Elizabeth Hall”, em 1967.
No Brasil, se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro e recebeu diversas condecorações e homenagens. A morte foi registrada em São Paulo, no dia 7 de março de 1979.
Sobre a Amigos da Arte – A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.
Programação – 44ª Semana Guiomar Novaes 2021:
18 a 26/09 – Mostra de Artes Visuais: Desenho, Pintura, Escultura e Fotografia (Foyer do Theatro Municipal);
18/09 – Sábado (19h) – Concerto de Abertura com Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo/participação especial do pianista Hercules Gomes (Theatro Municipal);
19/09 – Domingo (11h) – Ópera Gianni Schicchi (Theatro Municipal);
19/09 – Domingo (19h) – Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista (Theatro Municipal);
20/09 – Segunda-Feira (19h) – Corpo de Baile do Theatro Municipal de São João da Boa Vista – Marius Petipa (Theatro Municipal);
21/09 – Terça-Feira (19h) – Concurso Piano/3 eruditos e 3 populares (Theatro Municipal);
22/09 – Quarta-Feira (15h) – Shakespeareana: A Voz Feminina Shakespeare (Estação das Artes);
22/09 – Quarta-Feira (19h) – Concurso Piano/4 eruditos e 3 populares (Theatro Municipal);
23/09 – Quinta-Feira (19h) – Concurso Piano/3 eruditos e 4 populares (Theatro Municipal);
24/09 – Sexta-Feira (17h) – Prosa ao Piano: Guiomar e outras notas (Academia de Letras convida Claudio Richerme);
24/09 – Sexta-Feira (19h) – Premiação final do Concurso de Piano/Concerto: Piano A 5, com Desiree Brisac (Theatro Municipal);
25/09 – Sábado (19h) – Sergio Britto, do Titãs (Theatro Municipal);
26/09 – Domingo (11h) – Orquestra de Cordas Sanjoanense (Cidade das Artes);
26/09 – Domingo (18h) – Grupo Raça Cia. de Dança (Theatro Municipal)