O Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em mais 27 municípios afetados por chuvas intensas. O documento foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (14/12) e mobiliza esforços do Estado para prestar apoio complementar às cidades atingidas, por meio da Defesa Civil.
A publicação menciona que as tempestades causaram múltiplos desastres, como inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos. Além disso, o texto também destaca que, com as chuvas, pessoas perderam a vida, ficaram desalojadas e desabrigadas, e comunidades foram ilhadas, entre outros danos e prejuízos humanos, materiais e econômicos.
Com a inclusão de 27 novos municípios em situação de emergência, Minas Gerais já soma 58 cidades afetadas pelas chuvas.
Apoio
Dentre as medidas de auxílio tomadas pelo Estado estão a antecipação do pagamento de seis parcelas de acordo firmado com a Associação Mineira de Municípios (AMM), referente ao ICMS e ao IPVA, e também do Piso Mineiro de Assistência Social. Para esse último, as cidades podem pedir o adiantamento de três a seis parcelas, de acordo com a necessidade local.
O apoio é garantido aos municípios que decretaram situação de emergência, com reconhecimento estadual. Com o aporte, o repasse total do Governo de Minas pode chegar a R$ 5,63 milhões. O valor será utilizado para intensificar o atendimento às famílias atingidas e também fortalecer a reconstrução dos estragos causados pelos temporais.
Outra frente de atuação é comandada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), que está com máquinas e pessoal mobilizados para reestabelecer os acessos nas localidades que ficaram isoladas em decorrência da ação das enchentes.
Visita
Na última sexta-feira (10/12), o governador Romeu Zema foi a Águas Formosas e a Machacalis, nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, vistoriar os trabalhos da Defesa Civil estadual, que ofereceu assistência às comunidades prejudicadas. Na ocasião, ele conversou com os moradores e colocou a estrutura do Estado à disposição para prestar ajuda às famílias e para a recuperação das cidades.
“Já providenciamos o envio de material de higiene, cestas básicas, colchões e estamos trabalhando ao lado dos prefeitos. É lamentável que a enchente tenha causado esse sofrimento, mas a Defesa Civil tem feito de tudo para que a situação se restabeleça o mais rápido possível e que as pessoas sofram o mínimo”, afirmou Romeu Zema.
Confira a lista de municípios mineiros em situação de emergência:
1 – Almenara
2 – Alvarenga
3 – Araçuaí
4 – Ataléia
5 – Bandeira
6 – Campanário
7 – Carlos Chagas
8 – Catuji
9 – Conselheiro Pena
10 – Crisólita
11 – Cuparaque
12 – Divino das Laranjeiras
13 – Felisburgo
14 – Franciscópolis
15 – Frei Gaspar
16 – Goiabeira
17 – Itaobim
18 – Jequitinhonha
19 – Jordânia
20 – Mata Verde
21 – Nanuque
22 – Pavão
23 – Pedra Azul
24 – Ponto dos Volantes
25 – Rubim
26 – Santa Maria do Suaçuí
27 – São Félix de Minas
28 – Águas Formosas
29 – Bertópolis
30 – Caraí
31 – Carmo da Cachoeira
32 – Engenheiro Caldas
33 – Fronteira dos Vales
34 – Ibirité
35 – Itambacuri
36 – Jacinto
37 – Jampruca
38 – Joaíma
39 – Lagoa Formosa
40 – Machacalis
41 – Manhuaçu
42 – Monte Formoso
43 – Novo Cruzeiro
44 – Novo Oriente de Minas
45 – Ouro Verde de Minas
46 – Padre Paraíso
47 – Palmópolis
48 – Pescador
49 – Resplendor
50 – Rio do Prado
51 – Salto da Divisa
52 – Santa Helena de Minas
53 – Santa Maria do Salto
54 – Santo Antônio do Amparo
55 – Santo Antônio do Jacinto
56 – Teófilo Otoni
57 – Umburatiba
58 – Virgem da Lapa
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: