No ano de 2021, a Polícia Militar de Minas Gerais comemora 40 anos de inclusão da mulher policial militar nas fileiras da corporação.
Em 29 de Maio do ano de 1.981, pelo Decreto de nº 21.336, foram regulamentadas as normas e procedimentos para a inserção de mulheres nas corporações, sendo abertas 120 vagas no primeiro curso de formação de sargentos femininos.
Ao longo desses 40 anos, a mulher policial militar vem conquistando cada dia mais seu espaço na Instituição por meio de trabalho, dedicação e profissionalismo, merecendo todo reconhecimento e valorização.
Vestindo a farda da instituição há pouco mais de três anos, a soldado Júlia Carvalho faz parte do quadro de militares do 29º Batalhão de Polícia Militar em Poços de Caldas. Antes de iniciar na carreira militar, trabalhou como agente de trânsito na cidade.
“Sempre tive muita admiração pela carreira militar. Enquanto trabalhava como agente, participei de algumas operações em parceria com a PM, foi a partir daí que minha paixão pela profissão aumentou ainda mais”.
Atualmente a soldado Júlia cumpre a jornada de trabalho integrando a equipe de Moto Patrulhamento. A soldado conta que nunca sofreu nenhum tipo de assédio, dentro ou fora do trabalho.
“A mulher tem um olhar diferenciado para as questões. Muitas vezes, vítimas ou suspeitos envolvidas em alguma ocorrência, pedem para conversar com policial mulher, acredito devido ao jeito mais leve muitas vezes de resolver os conflitos. Assim como em outras profissões, o papel das mulheres nas instituições de segurança pública vem ampliando e ganhando cada vez mais espaço”, pontuou a militar.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: