Neste domingo, (8), a partir das 15h, o Bloco da Tine realiza a terceira edição do projeto de circulação e primeira do ano de 2023, desta vez a proposta será realizada no Mirante do bairro Santa Rita em Poços de Caldas.
A ideia de circulação do Bloco da Tine é ocupar espaços descentralizados da cidade, propondo ações temáticas gratuitas que dialoguem diretamente com a cultura do carnaval e do próprio bloco, estimulando as pessoas fazedoras de cultura a compartilharem os seus saberes com a comunidade.
Esta ação de continuidade envolvendo a comunidade visa a formação de público e expansão do bloco, juntamente com as pautas por ele defendidas, como a valorização e acesso dos corpos trans e travestis, respeito e compreensão da diversidade, profusão da cultura queer e popular.
A sugestão é que o público tire a fantasia do armário e aproveite para curtir o clima de carnaval de rua novamente.
Confira a programação:
Música ao vivo com Pagode dos Amigos;
Apresentação e oficina circense com Daiana Aranda e Ibrian Azzi da Cia. Circônicos;
+ Playlist pra Sambar.
Em caso de chuva, a ação será realizada na quadra do CEU da Zona Leste, no Jardim Itamaraty.
SOBRE O BLOCO DA TINE
O Bloco da Tine nasce com a peça de teatro Deslimites na Beira do Caos, que retratou a vida e obra da artista poços-caldense Tine Taga. Ao final da peça o público é convidado para acompanhar um cortejo até a Praça em frente ao Espaço Cultura da Urca. Ali, nasce oficialmente o bloco que teve suas ações desdobradas principalmente em encontros musicais e ensaios da Bateria do Bloco, na Praça do Monjolinho, tradicional espaço do bairro da Cascatinha. Ali os encontros aconteciam em todos os domingos que antecediam o Desfile, que aconteceram em 2019 e 2020, tradicionalmente as terças-feiras. Em 2021 e 2022 o bloco teve sua existência rememorada por meio de lives e também do documentário Carnaval da Diversidade, disponível no canal Poços Curte em Casa.
O principal objetivo é consolidar o Bloco da Tine como um movimento de arte, acolhimento e resistência para a comunidade LGBTQIA+ e outras minorias, fortalecendo-se a partir do poder transformador da arte e da cultura para ressignificar os espaços da cidade que devem ser ocupados por todos sem qualquer discriminação.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/JArZuxiWDh58ktKeIoQVah