Foi criada em Poços de Caldas a 3ª Unidade do Juizado Especial da Comarca da cidade, nesta terça-feira,13. Na solenidade, também foi realizada a posse do Juiz José Eduardo Junqueira Gonçalves como titular desta Unidade.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a nova Unidade proporcionará agilidade aos processos e melhor atendimento ao jurisdicionado.
O magistrado ocupava o cargo de juiz auxiliar da 1ª Vara Cível de Poços de Caldas, e, agora, assume a titularidade da 3ª Unidade jurisdicional, em razão da resolução nº 1014/2022, da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que determinou a criação do 3º cargo de juiz de direito do sistema dos juizados especiais da comarca.
O ex-presidente do TJMG e atual superintendente administrativo adjunto da Corte Mineira, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que não pôde estar presente à solenidade, enviou uma mensagem ao juiz José Eduardo Junqueira Gonçalves. “Desejo sucesso ao magistrado José Eduardo, profissional competente e experiente e que agora assume a titularidade da nova unidade jurisdicional do juizado especial na comarca de Poços de Caldas”, afirmou.
O diretor do Foro da Comarca de Poços de Caldas, juiz Carlos Alberto Pereira da Silva, conduziu a cerimônia, realizada no Fórum Cornélio Tavares Hovelacque. O magistrado parabenizou a Alta Direção do TJMG pela presteza no acolhimento do pedido de efetivação e reforçou o pleito para instalação de uma terceira vara criminal na comarca. O juiz Carlos Alberto Pereira da Silva também afirmou que a comunidade da comarca aguarda com muita expectativa a inauguração do novo Fórum Cornélio Tavares Hovelacque, já em obras e com previsão de ser entregue em novembro de 2023, justamente quando Poços de Caldas completará 150 anos.
“Esperamos fazer uma grande festa de inauguração do novo fórum no mesmo momento que ocorrem as festividades de aniversário da cidade”, afirmou o magistrado.
O juiz José Eduardo Junqueira Gonçalves agradeceu ao diretor do Foro de Poços de Caldas e ao superintende administrativo adjunto e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, pelas manifestações.
“Faço questão de agradecer ao amigo e diretor do Foro, juiz Carlos Alberto, que foi capaz de unir todos os colegas em torno da proposta de efetivação no cargo e criação da nova unidade, que tramitou rapidamente pela administração do TJMG, até ser aprovada”, disse o magistrado no evento, no qual estava acompanhado da mulher Graziela e dos filhos Leonardo, Giovanna e Enrico.
Carreira
O juiz José Eduardo Junqueira Gonçalves ingressou na magistratura em setembro de 1998, atuando nos juizados especiais de Belo Horizonte, Guaxupé e Poços de Caldas. Na condição de juiz de direito auxiliar especial da comarca, respondeu pela 1ª Vara Criminal durante dois anos. Passou também pela 2ª Vara Criminal e pela 1ª Vara Cível da comarca de Poços de Caldas.
A Comarca de Poços de Caldas é uma das principais da Região Sul de Minas Gerais, sendo classificada como de entrância especial. Foi instalada em 1917 e possui atualmente cinco varas cíveis, a 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais, a 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude, além da 1ª, 2ª e a recém-criada 3a Unidade do Jurisdicional do Juizado Especial.
Fonte: TJMG
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/LsQo5KeWvvGGWlfyPCwl57