Nesta sexta-feira (21) foi divulgado pelo gerente de recuperação de área de mineração e gestão de barragens da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Roberto Gomes, uma lista contendo 28 barragens de rejeitos de minério em estado de emergência em Minas Gerais.
Dessas, quatro estão em nível 3, que configura risco iminente de rompimento. São elas:
- Barragem de rejeitos da Mina Serra Azul, da Arcerlormittal, em Itatiaiuçu
- Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, em Barão De Cocais
- B3/B4 Mina, da Mina Mar Azul, em Nova Lima
- S/A Barragem Forquilha III, da Mina de Fábrica, em Ouro Preto
De acordo com o servidor, os técnicos da Feam trabalham para reduzir o nível de perigo das estruturas. “Temos todas as informações e estamos acompanhando junto da ANM para tratar caso aconteça algum problema”, disse. Ele explicou que o estado de emergência acontece por diversos fatores, seja documentação ou problema estrutural. “A maioria dessas estruturas é antiga, então precisamos fazer um aprofundamento dos estados para coletar mais dados”, analisou Roberto.
Outras 44 barragens estão em processo de descomissionamento pelas empresas. “Estamos contando com o auxílio de empresas de auditoria externas para fazer esse processo de forma segura. Ele pode demorar até 10 anos”, disse o gerente.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IvhSTUtPkmaLCt0w21f2Pc