ONDA POÇOS

19 de agosto é Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua

Compartilhe nas redes sociais

Pela primeira vez, Poços de Caldas celebrou o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua. A Lei 9.540, que estabelece a data, foi sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 28 de dezembro de 2021. Com isso, a data passa a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do Município de Poços de Caldas.

A data foi estabelecida porque 19 de agosto é Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, instituído em referência ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo/SP.

Por lei, anualmente em 19 de agosto, o Poder Público, instituições de ensino e organizações sociais devem realizar, promover e apoiar eventos que visem à conscientização sobre a luta da população em situação de rua, inclusive firmando parcerias para a promoção de atividades alusivas à conscientização e atenção sobre o tema.

Em que rua você mora?
Desde a última segunda-feira (15), a rede de atendimento à pessoa em situação de rua de Poços de Caldas – Rede Pop – realiza a Semana de Luta da Pessoa em Situação de Rua, com o tema “Em que rua você mora?”, com o objetivo de colocar o assunto na pauta do dia da sociedade, com atividades que incluem exposição fotográfica, apresentações culturais e serviços de autocuidado e Olimpíada POP RUA.

O encerramento da programação foi realizado na tarde desta sexta-feira, 19 de agosto, no Parque Municipal Antônio Molinari, com apresentações musicais, show da dupla sertaneja Canarinho e Campo Grande, distribuição de pipoca e algodão doce, participação do Conselho de Pastores, equipe do Consultório na Rua e parceiros do Sistema S.

“19 de agosto é o Dia Nacional e agora Municipal da Luta da População em Situação de Rua. A data traz à memória os companheiros de rua que se foram, mas também comemora os avanços alcançados desde então e a contínua luta pela garantia de direitos”, ressaltou a coordenadora da Casa de Passagem Travessia, Cláudia Gonçalves Oliveira, durante o evento de encerramento da programação.

Para 2022, representantes de instituições socioassistenciais e servidores envolvidos nos diversos serviços ofertados à população em situação de rua pensaram coletivamente em uma temática para a ação: “Em que rua você mora?”. “Quero agradecer a cada instituição parceira, a cada voluntário e servidores envolvidos: vocês fizeram a diferença. O que vivenciamos nesta semana é a execução de uma política pública que pensa no outro e em todos nós. Afinal, em que rua cada um de nós mora? Alguns moram na rua, literalmente, nas calçadas, nas marquises, embaixo das pontes e outros moram em belas casas, mas que, muitas vezes, são mais frias e solitárias que as ruas que a população em situação de rua vive”, destacou o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/FsrOCwsr9mUBDsriAFkHL9