ONDA POÇOS

14,8% dos empresários pretendem contratar funcionários neste fim de ano em Minas

Compartilhe nas redes sociais

Com um calendário de datas importantes para o varejo, o segundo semestre proporciona novas oportunidades de negócios. Com mais dinheiro em caixa e movimento nas lojas, também crescem as chances de se conquistar um emprego temporário. Não por acaso, em 2022, 14,8% dos empresários de Minas Gerais pretendem contratar funcionários por período determinado neste fim de ano, 2,1 pontos percentuais acima da intenção de 2021 (12,7%). Tal intenção deve também ser observada em Poços de Caldas.

De acordo com a pesquisa “Contratação de Temporários 2022”, elaborada pela Fecomércio MG, entre os segmentos de maior destaque estão cargos como vendedores (58,7%), operadores de caixa (17,3%) e estoquistas (12%).

A proximidade da Black Friday e do Natal podem intensificar as contratações de temporários, embora esbarrem em desafios macroeconômicos. Do lado do consumidor, ainda pesam a inflação elevada, o menor rendimento real e o crédito mais caro. No entanto, o movimento tradicional de fim de ano deve beneficiar uma série de atividades, e, por consequência, gerar vagas temporárias.

Tradicionalmente, os segmentos de tecido, vestuário e calçados, supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, móveis e eletrodomésticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico são aqueles com mais admissões.

Ainda que uma parcela dos empresários esteja disposta a contratar, a maioria não encontra motivos para incrementar o quadro de pessoal (83,4%). Entre os principais fatores apontados pelos entrevistados estão a falta de movimento que justifique as contratações, a não contratação de funcionários temporários para o período e a preferência por qualificar os efetivos.

Apesar de não estimar o quantitativo a ser contratado no estado e municípios, a pesquisa indica que, entre os empresários que esperam contratar, o número médio de contratações é de 2 funcionários por estabelecimento.

Em 2021, a Confederação Nacional do Comércio estimava que 10.670 empregos temporários seriam gerados em Minas Gerais. Considerando a maior intenção de contratação e a conjuntura menos adversa, a expectativa é de que mais empregos sejam gerados, frente ao último ano.

Atualmente, o varejo de Poços de Caldas conta com 7.877 trabalhadores formais. As contratações do último trimestre podem contribuir para reverter o quadro de movimentações observadas até agosto deste ano. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), até o oitavo mês do ano, 193 postos de trabalho foram encerrados no varejo do município.

Fonte: Sindicomércio Poços de Caldas e departamento de economia da Fecomércio MG

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb