Nesta terça-feira, 13 de maio, é feriado municipal em Poços de Caldas. Porém, muitas pessoas acabam confundindo a razão pela qual o feriado foi instituído no município. Abaixo você poderá entender mais sobre este feriado que faz parte do calendário oficial do município.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Dia de São Benedito?
Para começar, é importante dizer o dia 13 de maio não é o Dia de São Benedito. No mundo, o Dia de São Benedito é comemorado em 4 de abril, data de seu falecimento e entrada na vida eterna. Porém, por causa de uma exceção da igreja católica, no Brasil, o Dia de São Benedito é comemorado em 05 de outubro. E porque no Brasil é no dia 05 de outubro? Isso tem a ver com a relação direta deste grande santo franciscano com São Francisco de Assis: em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concedeu a São Benedito a deferência canônica de ser celebrado no dia seguinte à festa de São Francisco, que é no dia 4 de outubro.
Qual o feriado em Poços então?
Nesta terça-feira, o feriado em Poços de Caldas é o Dia da Festa de São Benedito.
De acordo com a pesquisadora e escritora Maria José de Souza, a Tita, em “Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais” (2015, p.94) “o dia 13 de Maio foi escolhido para a Festa por ser o dia do aniversário do coronel Agostinho, nascido em 13 de maio de 1846, conforme o senhor Mário Benedicto Costa, neto e filho de congadeiros, em entrevista realizada no ano de 1976, ao afirmar que ele acompanhava o grupo todos os anos até a residência do coronel, onde, hoje, está localizado o Museu Histórico e Geográfico; ali eles recebiam um farto almoço e dançavam a tarde toda até a hora de subir para a procissão, no que eram acompanhados por aquele benemérito”. (SOUZA, Maria José de. Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, p. 94).
Além disso, o Coronel Agostinho foi quem cedeu o terreno para a construção da Igreja São Benedito. A comemoração ganhou ainda mais peso depois que se tornou a data da abolição da escravatura.